Guia definitivo: Marketing digital para pequenas empresas

Normalmente quando é falado sobre marketing digital, são apresentadas estratégias e métodos um pouco “fora da realidade” para pequenas empresas. Por causa disso, nós da To Grow, criamos o Guia definitivo do Marketing digital para pequenas empresas.

Com técnicas simples e dicas fáceis de serem colocadas em prática, este guia de marketing digital para empresa pequena irá ajudar você a impulsionar sua presença na sua região de atuação, e dar os primeiros passos no caminho de expansão da sua empresa.

Neste guia, você vai encontrar (se você estiver sem tempo de ler tudo, clique direto no tópico sobre o assunto que lhe interessar, ok?):

Ei! Está com a agenda muito apertada, clique aqui e peça para nós que te enviamos por email!

O que é e qual o conceito de Marketing Digital?

Na prática, marketing digital é tudo que envolve divulgação pela internet, simples não? Quem dera…

Desde que o marketing moderno começou, lá em 1950, o conceito do que é marketing sofre mutações constantes por dois motivos:

Primeiro: as diferentes gerações de consumidores

Segundo: os avanços da tecnologia em geral

Mas para você não ficar lendo sobre toda a história do marketing neste post, vamos nos focar na geração pós-internet e como essa ferramentas mudou completamente a forma como os consumidores enxergam as empresas e, principalmente, fazem compras!

Obs.: Se quiser saber a história do marketing, clique aqui.

Desde que a internet apareceu, os consumidores vem mudado. Atualmente mais de 80% dos consumidores confirmar que pesquisam sobre a empresa ou produto na internet antes de fazer uma compra. E é justamente aí que o marketing digital entra.

De uma maneira geral, o conceito de marketing digital é:

“Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.”

O Marketing digital vem principalmente para estreitar o relacionamento com clientes e educar os possíveis clientes sobre o produto ou serviço que sua empresa venda. E isso pode ser feito por artigos como este que você está lendo, e-book, infográficos, imagens, vídeos e etc. Não se preocupe mais sobre isso mais pra frente.

Porque o marketing digital para pequenas empresas deve ser levado a sério?

Principalmente porque ele é mais barato e mais fácil de medir os resultados do que qualquer outra forma do marketing tradicional. Mas veja bem, não estamos dizendo que você deve abandonar o marketing tradicional, apenas concentrar mais esforços no digital!

Afinal, quem na sua cidade não acessa Facebook ou usa o Google?

Fan pages bem cuidadas nas redes sociais trarão feedbacks constantes sobre seus produtos e serviços. Aparecer no mapa do Google irá possibilitar a descoberta da sua empresa para turistas e habitantes na sua cidade.

Outra grande vantagem do marketing digital para pequenas empresas, e de todos ou outros tamanhos, é que você irá poder escolher exatamente que perfil de pessoa você quer que veja seus anúncios.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de chocolates no centro de Porto Alegre e vai fazer uma promoção de páscoa. Com o marketing digital você consegue direcionar seu investimento todo em pessoas que tem interesse em chocolates e páscoa que estão no bairro centro de Porto Alegre!

Mas isso não é tudo! O marketing digital para empresas ainda deixa você acompanhar em tempo real o desempenho da sua campanha. O que isso quer dizer? Quer dizer que você poderá modificar sua ação de divulgação a hora que quiser para melhorar seu desempenho.

E você pensando em panfletar não é mesmo?

Então ao invés de gastar dinheiro à toa com panfletos que serão entregues a qualquer pessoa, porque não investir em uma campanha segmentada para seu público ideal?

Resumindo.

O Marketing Digital para pequenas empresas deve ser levado a sério para você economizar dinheiro com publicidade e aumentar o número de clientes da sua empresa mais facilmente!

Ferramentas básicas do marketing digital para pequenas empresas

Bom, agora você já sabe os conceitos e também porque levar a sério o marketing digital na sua empresa. Agora está na hora de colocar a mão na massa!

A quantidade de ferramentas para ter uma presença digital completa são enormes. Por isso nós fizemos um resumo das principais ferramentas e como usar elas em sua estratégia!

Site corporativo

Quando falamos em site para pequenas empresas a ideia quase sempre é recusada num primeiro momento porque: “Minha empresa é pequena, não tem necessidade de ter um site”.

Bom, como nós falamos um pouco antes neste artigo, mais de 80% pesquisam sobre um serviço ou produto, pela internet, antes de efetuar a compra. Então porque sua empresa não pode ser um dos resultados que ele encontrar?

Porque uma empresa pequena deve ter um site corporativo

O site corporativo para empresa irá passar mais confiança quando novos clientes procurarem sobre sua empresa ou segmento e quiserem saber mais sobre você. Fora isso, com um site corporativo você pode:

  1. Ter um email profissional, por exemplo seunome@nomedasuaempresa.com.br ao invés de nomedasuaempresa@hotmail.com.
  2. Criar ferramentas que facilitarão o dia a dia da sua empresa como um sistema de agendamento de horários para corte de cabelo, por exemplo se sua empresa for um salão de beleza.
  3. Captar novos contatos para sua empresa de uma maneira geral como futuros clientes, fornecedores ou até mesmo investidores interessado.
  4. Ter um chat de atendimento para tirar as dúvidas de seus clientes sem que eles precisem ligar para você
  5. Integração direta com Whatsapp para que entrem em contato com você diretamente ou participem de um grupo da empresa.

Isso sem contar na variada gama de personalizações que é possível fazer para dar mais identidade a sua empresa no mundo digital.

Já se entrarmos na parte de publicidade digital, nós só conseguiremos fazer campanhas no Google Adwords, por exemplo, se você tiver um site pronto para receber seus novos visitantes.

#Dica: Ter um site também ajuda sua empresa no rankeamento no Google Maps!

Peça um orçamento, sem compromisso, para um site personalizado para sua empresa!

Blog da empresa

Sabe quando você tem um amigo que sabe tudo sobre determinado assunto e você, mesmo se querer, acaba sempre levando em conta o que ele fala? No marketing digital, o blog para empresa serve justamente para este fim.

Muito além de divulgar informações sobre a empresa em si como promoções e produtos/serviços, o blog corporativo serve para trazer autoridade para empresa dentro do seu segmento.

Digamos que sua empresa seja uma firma de advocacia. Um bom tema para você escrever no seu blog é as alterações legais e como isso afeta o dia a dia das pessoas. Nada muito aprofundado, mas que demonstre as pessoas que sua firma entende do assunto, entende?

Redes Sociais

O melhor marketing sempre vai ser o boca-a-boca! Isto é um fato. E sabe onde esse marketing está acontecendo muito hoje em dia? Nas redes sociais! Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e YouTube são algumas delas que você precisa considerar estar presente para atingir seus clientes.

Mas peraí! Não vai sair criando perfil em todas as redes sociais que encontrar!

O ideal é você estudar seu mercado e ver em qual(is) rede(s) social(is) seu público está. É melhor você ter uma presença concreta em uma ou duas redes sociais apenas, do que ter uma presença meia boca em vinte.

Para facilitar, nós fizemos um resumão das cinco redes sociais que listamos acima e como elas devem ser usadas para intensificar o seu marketing digital para pequena empresa.

Facebook

A maior rede social atualmente! Estima-se que 1 em cada 7 habitantes do mundo tem um perfil nela, mas você sabe o que isso quer dizer para sua empresa? Possíveis clientes!

De uma maneira geral nós recomendamos esta rede social para todas as empresas como prova social e para engajar com seus clientes. Sejam elas B2B, B2C ou até mesmo o pessoal C2C.

Mas não se engane que você terá vida fácil nesta rede social afinal, seus concorrentes também estarão aqui! Nossas dicas gerais são:

  • Crie uma fanpage e ponto final. Esqueça a opção de criar um “perfil” para sua empresa e adicionar vários amigos. Com isso você perde a opção de vários relatórios analíticos, usar o gerenciar de negócios e de colocar o messenger no seu site corporativo!
  • Esteja presente o máximo de vezes possível. Com imagens, vídeos, gifs, pesquisas, links para seu blog corporativo e etc. Isso vai fazer você aumentar o alcance da sua empresa e ter a certeza de que grande parte dos seus seguidores recebam suas atualizações.
  • Interaja sempre principalmente em comentários negativos. Além de fazer postagens frequentes, sua empresa precisa estar sempre atenta a comentários, mensagens e avaliações para que seu perfil se torne relevante e confiável.
  • Tenha personalidade própria e marcante. Isso é algo que vem dando muito certo com todas as empresas que adotam. Humanize sua empresa dando a ela um estilo próprio de fala, imagens e etc. Isso facilita na hora de quebrar o gelo com os consumidores.

Instagram

A vertente do Facebook que se consolidou entre os jovens. Se sua empresa tem como público alvo pessoas entre 16 ~ 35 anos, então começe já sua presença nesta rede social.

O Instagram veio numa crescente muito grande de aderência pelos mais novos e está se saindo uma ferramenta ótima para empresas do segmento de moda e beleza. Se você precisa de marketing digital para pequenas empresas destes segmentos então já sabe por onde começar.

Recentemente o Instagram também libegou o uso, integrado ao Facebook, de catálogos de produto. Onde você pode marcar os produtos nas fotos e levar diretamente ao seu e-commerce, por exemplo.

#Dica: Por ter uma integração nativa com o Facebook, você pode fazer com que seus posts no Instagram sejam publicados automaticamente no Facebook.

Linkedin

Sua empresa é B2B, presta serviços ou vende serviços para outras empresas? O marketing digital para pequenas empresas destes grupos começa por aqui.

Por ser uma rede social extremamente profissional, ela acaba sendo “deixada de lado” por muitas empresas. Quando ela poderia estar gerando muitos frutos!

Desde aumentar consideravelmente o network da empresa com novas conexões, ela facilita na hora da contratação de novos colaboradores especializados.

Whatsapp

Num primeiro momento você pode ter achado estranho ver o Whatsapp nessa lista. Então deixe nós te explicarmos como usar o Whats para fazer marketing digital para pequenas empresas

No final de 2017 foi lançado o Whatsapp Business um mensageiro semelhante ao original mas com algumas funcionalidades ótimas para empresas com etiquetas, mensagens automáticas, horários de funcionamento e etc.

Para usar este aplicativo você só precisa ter um número (que pode ser fixo!) para vincular a sua empresa.

#Dica: uma vez vinculado a uma empresa, o número não pode ser mais usado para conta pessoal. Recomendamos que você compre um novo número ao invés de usar o pessoal.

Google Meu Negócio (seu negócio no mapa!)

Vamos imaginar que você já tenha seu site corporativo e está bombando nas redes sociais. Sabe o que é importante agora? Que seus clientes encontrem sua empresa!

Aparecer no Google Maps, para pequenas empresas ou empresas locais, é algo de um valor inestimável! Já que você será visto por todos (desde turistas a moradores locais) sem pagar um tostão por isso.

Se você for dono de um restaurante, por exemplo, você aparecer no mapa é ótimo para que quando alguém pesquisar por “restaurante” perto da sua localização, sua empresa seja recomendada.

Além disso, você abre mais um canal de comunicação com seus clientes tanto para feedbacks quanto para dúvidas pré-visita.

Publicidade online

Se você reparou, até agora nós falamos apenas de métodos orgânicos de fazer marketing digital para pequenas empresas. Ou seja, um método onde você não faz o impulsionamento dos conteúdos que você cria.

Hoje o método orgânico é uma excelente estratégia a longo prazo para sua empresa, como para aumentar a propriedade sobre um assunto e etc. Porém para estratégias de curto prazo, o método patrocinado é o recomendado.

Resumindo, utilize o método orgânico para:

  • Aumentar a autoridade da sua empresa
  • Aumentar o tráfego no seu site corporativo ou fan page a longo prazo
  • Reduzir custos, a longo prazo, com anúncios patrocinados
  • Criar autoridade dentro do seu segmento
  • Se tornar referência em determinado assunto
  • Aparecer no mapa do Google

E o utilize o método patrocinado para:

  • Divulgar promoções pontuais
  • Aumentar a base inicial de seguidores nas redes sociais
  • Impulsionar a captação de contatos
  • Lançamento de novos produtos ou serviços
  • Alavancar o alcance da sua empresa em novas regiões

Agora que você já sabe para que momento utilizar cada método na sua estratégia de marketing digital para pequenas empresas. Iremos te explicar um pouco sobre o método patrocinado no Google e nas redes sociais.

Google Adwords

Para estratégias patrocinadas no Google Adwords você precisa ter a seguinte ideia clara:

Seu cliente já está considerando um problema ou quer a solução para ele.

Ou seja, estratégias com o Google Adwords devem considerar que o cliente já está desprendendo tempo com o assunto. Então utilize esta ferramenta principalmente para seus conteúdos que já captem direto o cliente pela solução do problema.

Para ficar claro, pense na última vez que você “deu um Google” sem saber exatamente o que você queria encontrar. Seja um reposta ou produto.

Ads de Rede Social

Aqui a estratégia é totalmente o oposto. Seu cliente não faz ideia que tem um problema para ser solucionado e você precisa mostrar isso para ele logo, nossa premissa aqui é:

Seu cliente não sabe que tem um problema ou que precisa de sua ajuda.

Para anúncios em redes sociais você precisa pensar que eles serão “intrusos” no feed dos seus clientes. Com isso em mente, pense em conteúdos que irão chamar a atenção do cliente da forma “Puxa, nunca tinha pensado nisso”.

#Dica Faça seu anúncio compartilhável! Ou seja, de maneira que as pessoas além de virem seu anúncio, ainda aumentem a divulgação dele por você! O principal indicador de eficácia de um anúncio aqui na To Grow, por exemplo, é a proporção Alcance orgânico x Alcance patrocinado do post.

Quando contratar uma agência digital para cuidar do marketing digital para pequenas empresas

De forma curta e clara, quando você quiser intensificar seu resultados.

Da mesma maneira que todo mundo tem aquela tia que sabe qual chá tomar para melhorar de uma dor de barriga, por exemplo, mas acaba indo no médico para melhorar, no marketing digital é a mesma coisa.

Todo mundo tem “aquele sobrinho que mexe no computador” para fazer essas coisas. Entretanto, se você quiser resultados expressivos e que impulsionam seu faturamento de verdade, está na hora de contratar uma agência.

Dizemos isso pelo fato de que este assunto é maior e mais profundo do que o apenas exemplificado neste post. Mas este é o começo!

Desejamos toda a sorte com sua nova empreitada com marketing digital!

Quer umas dicas personalizadas de graça? Marque um bate-papo com a gente clicando aqui!